Direito Novo

Introdução

No mês da mulher, a Organização Mundial de Saúde constatou que a violência de gênero continua devastadoramente generalizada e atinge mulheres muito jovens.

1 em cada 3 mulheres são submetidas à violência física ou sexual ao longo da vida, cerca de 736 milhões. Esse número permaneceu praticamente inalterado na última década e a situação tem se agravado na pandemia.

Esse estudo foi feito em nome da ONU, com dados de 161 países, entre 2000 e 2018.

1 em cada 4 mulheres jovens (de 15 a 24 anos), que estiveram em um relacionamento, já sofreu violência de um parceiro íntimo.

A violência afeta desproporcionalmente as mulheres pobres. Estima-se que 37% das mulheres, que vivem nos países mais pobres, sofreram violência física ou sexual por parceiro íntimo em suas vidas.

A violência por parceiro íntimo é a forma de violência prevalente contra as mulheres em todo o mundo (afetando cerca de 641 milhões). 6% das mulheres no mundo, todavia, reportam abusos sexuais por alguém que não seja o seu marido ou parceiro.

Apostar em medidas preventivas, como a educação psicológica e a sexualidade inteligente, parecem ser medidas razoáveis de autodefesa.

Diante desses dados, não podemos dizer que há motivos para comemorar.

Direito Novo  


Direito Penal

Processo Penal

Direitos Humanos

STF


STJ


Súmulas do STJ

Novas Súmulas

Súmula 646: É irrelevante a natureza da verba trabalhista para fins de incidência da contribuição ao FGTS, visto que apenas as verbas elencadas em lei (artigo 28, parágrafo 9º, da Lei 8.212/1991), em rol taxativo, estão excluídas da sua base de cálculo, por força do disposto no artigo 15, parágrafo 6º, da Lei 8.036/1990.

Súmula 647: São imprescritíveis as ações indenizatórias por danos morais e materiais decorrentes de atos de perseguição política com violação de direitos fundamentais ocorridos durante o regime militar.

STJ