Direito Novo

Direito à Saúde - Aula: Distribuição de Medicamentos pelo Congresso Nacional (Informativo STF - 996) - YouTube
O Congresso Nacional pode determinar a distribuição direta de medicamentos, sem a análise da ANVISA? Confira a nossa explicação desta jurisprudência recente do STF.
STF
Nunes Marques toma posse como ministro do STF
O Supremo Tribunal Federal, em sessão solene realizada nesta quinta-feira, deu posse a Kassio Nunes Marques no cargo de ministro da Corte, em cerimônia transmitida por videoconferência e sem a presença de convidados. Nunes Marques assume a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello, que se aposentou em outubro.
Segunda Turma cassa decisão que retirou especial de Natal da produtora Porta dos Fundos da Netflix
Para os ministros, não é cabível, numa sociedade democrática e pluralista como a brasileira, retirar material de circulação apenas porque seu conteúdo desagrada a uma parcela da população.
A turma acompanhou o entendimento do relator da reclamação, ministro Gilmar Mendes, de que a obra não incita a violência contra grupos religiosos, mas constitui mera crítica, realizada por meio de sátira a elementos caros ao Cristianismo. Por mais questionável que possa vir a ser a qualidade da produção artística, o ministro não identificou, em seu conteúdo, fundamento que justifique qualquer tipo de ingerência estatal.
Provas obtidas por interceptação telefônica baseada apenas em denúncia anônima são ilícitas
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu a ilicitude de provas obtidas a partir de interceptação telefônica determinada com fundamento exclusivo em denúncia anônima em uma ação penal contra uma acusada de tráfico de drogas.
De acordo com o relator, o STF firmou entendimento de que a denúncia anônima é fundamento idôneo para deflagrar a persecução penal, desde seguida de diligências prévias, a fim de averiguar os fatos nela noticiados, o que não ocorreu no caso.
Súmulas do STF
Novas Súmulas
Nº 736 STF - Direito Processual do Trabalho
COMPETE À JUSTIÇA DO TRABALHO JULGAR AS AÇÕES QUE TENHAM COMO CAUSA DE PEDIR O DESCUMPRIMENTO DE NORMAS TRABALHISTAS RELATIVAS À SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE DOS TRABALHADORES.
Nº 735 STF - Direito Processual Civil
NÃO CABE RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONTRA ACÓRDÃO QUE DEFERE MEDIDA LIMINAR.
Nº 734 STF - Direito Processual Civil
NÃO CABE RECLAMAÇÃO QUANDO JÁ HOUVER TRANSITADO EM JULGADO O ATO JUDICIAL QUE SE ALEGA TENHA DESRESPEITADO DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
Nº 733 STF - Direito Processual Civil
NÃO CABE RECURSO EXTRAORDINÁRIO CONTRA DECISÃO PROFERIDA NO PROCESSAMENTO DE PRECATÓRIOS.
Súmulas do STJ
Novas Súmulas
Nº 641 STJ - Direito Administrativo
A portaria de instauração do processo administrativo disciplinar prescinde da exposição detalhada dos fatos a serem apurados.
Nº 640 STJ - Direito Tributário
O benefício fiscal que trata do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (REINTEGRA) alcança as operações de venda de mercadorias de origem nacional para a Zona Franca de Manaus, para consumo, industrialização ou reexportação para o estrangeiro.
Nº 639 STJ - Direito Processual Penal
Não fere o contraditório e o devido processo decisão que, sem ouvida prévia da defesa, determine transferência ou permanência de custodiado em estabelecimento penitenciário federal.
Nº 638 STJ - Direito Civil
É abusiva a cláusula contratual que restringe a responsabilidade de instituição financeira pelos danos decorrentes de roubo, furto ou extravio de bem entregue em garantia no âmbito de contrato de penhor civil.
Gênero

Protestos na Polônia sobre a lei do aborto continuam - The New York Times
Dezenas de milhares de mulheres saíram às ruas em dezenas de cidades e vilas polonesas para uma greve nacional na quarta-feira para protestar contra a decisão de um tribunal de proibir quase todos os abortos, mesmo quando o principal político do país instou seus apoiadores conservadores a defender a Polônia.
O apelo de Jaroslaw Kaczynski, vice-primeiro ministro e líder do partido governista, foi para lutar contra os manifestantes, descrevendo a oposição como "criminosos" que procuram "destruir a nação polonesa". Ele ameaçou escalar a situação, em uma nação profundamente dividida, que vive um momento já tenso.